Pele oleosa: 6 tratamentos caseiros para controlar a oleosidade da pele

pele oleosa com acne no nariz

Problema enfrentado por grande parte da população do Brasil, a pele oleosa acontece quando as glândulas da pele produzem muito sebo. Apesar do sebo ser uma substância essencial para proteger e hidrata a pele, quem tem pele oleosa sabe muito bem os problemas que esse tipo de pele pode desenvolver. 

Isso porque, o excesso de sebo pode entupir os poros da pele, e essa é uma das principais causas do aparecimento de acne. Por isso é extremamente importante tomar alguns cuidados que podem contribuir para o controle da oleosidade na pele .

Mas não pense que esses serão procedimentos únicos e isolados. Os cuidados com a pele oleosa geralmente requer hábito e cuidados com a pele regularmente.

Neste artigo, falamos sobre remédios caseiros que podem ajudar a reduzir a pele oleosa sem medicamentos caros. 

Sintomas

A pele oleosa freqüentemente afeta o rosto. Os sintomas da pele oleosa incluem:

  • uma aparência brilhante ou oleosa
  • poros muito grandes ou óbvios na pele
  • pele com aparência grossa ou áspera
  • espinhas ocasionais ou persistentes na pele do rosto, queixo e costas
  • poros entupidos e cravos

Pessoas com pele oleosa podem ter problemas para encontrar maquiagem adequada à sua pele. Isso porque a maquiagem pode se misturar com o sebo e isso da uma consistência diferente ao produto.

Os sintomas da pele oleosa e sua gravidade variam entre as pessoas. Além disso, a genética pode ter um papel importante na oleosidade da pele.

Alterações hormonais ou altos níveis de estresse também podem aumentar a produção de sebo oleoso pelo organismo.

Tratamento

Se você reconhece bem em sua pele os sintomas exibidos acima, não há motivo para se desesperar. Aqui, apresentamos seis maneiras práticas que você pode utilizar para reduzir ou até mesmo eliminar os sinais e incômodos da pele oleosa. 

1. Lave o rosto na medida certa 

Lavar o rosto regularmente pode reduzir a quantidade de óleo na pele. Mas antes mesmo de sair lavando a pele várias vezes por dia é importante conhecer os seguintes métodos recomendados para lavar a pele oleosa:

  • Lave o rosto apenas duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Lavar a pele mais que isso pode causar o temido efeito rebote da oleosidade. 
  • Se não encontrar um gel de limpeza facial ideal para o seu tipo de pele, lave o rosto com um sabão neutro e água fria ou morna.
  • Evite sabonetes com fragrâncias, hidratantes adicionados ou produtos químicos agressivos. Isso porque esse tipo de produto pode irritar ou secar a pele, fazendo-a responder criando mais e mais sebo.
  • Evite buchas e panos ásperos, pois o atrito adicional pode estimular a pele a produzir mais óleo e não queremos isso, não é mesmo?! 

Se isso não for eficaz, alguns produtos ativos presentes em cosméticos para tratamento da acne podem ajudar. Esses produtos contêm ácidos que podem combater a pele oleosa, como:

  • ácido salicílico
  • ácido glicólico
  • ácido beta-hidroxi
  • peróxido de benzoílo

Mas fique atento, pois esses ácidos podem ser irritantes para alguns tipos de pele. Ao iniciar um novo produto, use-o em uma pequena área da pele primeiro para ver como o corpo reage.

Escolher os produtos de limpeza faciais certos pode funcionar bem para algumas pessoas. Um limpador facial suave feito com laureth carboxylate e alquil carboxylates de sódio, por exemplo, pode ser muito eficaz no combate à acne facial moderada. 

Para muitas pessoas que simplesmente têm pele oleosa e não acne vulgar, sabão de glicerina sem perfume e água morna podem ser o suficiente para solucionar o problema. 

2. Use um bom tônico facial  

Provavelmente você já tenha ouvido algumas contra indicações quando o assunto são os tônicos faciais, mas antes de excluir esse produto da sua rotina de cuidados com a pele é preciso entender alguns pontos.

Tônicos adstringentes que contêm álcool, realmente tendem a secar a pele. No entanto, adstringentes naturais, como a avelã, podem ter propriedades calmantes da pele.

O hamamélis, ativo presente na avelã, possui um alto teor de taninos que o tornam um adstringente natural e anti-inflamatório. Muitas pessoas com pele oleosa usam a avelã como seu único tônico facial.

Em algumas pessoas, os tônicos adstringentes naturais podem fazer com que os poros dilatados pareçam menores. Além disso, eles também são capazes de remover o que sobrou dos produto ou maquiagem que possam entupir os poros.

No entanto, esses produtos podem não funcionar para todas as pessoas com pele oleosa. Alguns podem achar que seu rosto formiga ou coça ao usar tônico adstringentes. Se isso acontecer, pode ser um sinal de irritação que pode levar a mais produção de sebo.

Uma boa dica é testar qualquer novo tônico utilizando apenas uma amostra da sua pele, como, por exemplo, atrás das orelhas. Isso é ideal para evitar possíveis irritações. Isso porque se a pele reagir mal a um determinado produto, ela não deve ser usada novamente e as pessoas devem consultar um dermatologista para outras opções.

3. Seque bem o rosto após a limpeza 

É fundamental secar bem o rosto com uma toalha macia após lavá-lo.  

Isso deve ser feito com cuidado, no entanto. Não é recomendável puxar a pele com uma toalha ou usar um pano áspero, pois pode estimular a pele a criar mais sebo.

Além disso, suas toalhas precisam estar bem limpar. Isso porque reutilizar as toalhas de rosto por mais de duas vez pode espalhar bactérias em seu rosto e aumentar ainda mais a oleosidade. 

4. Use uma toalha ou papel absorvente para retirar a oleosidade da pele

secando pele oleosa

Muitas empresas fabricam toalhas ou papéis absorventes que são próprios para retirar o óleo da pele ao decorrer do dia.

Os papéis absorventes não tratam a produção de sebo na pele, mas podem ser usados ​​para retirar o excesso de óleo da pele ao longo do dia para torná-la menos brilhante. Sabemos que é bem incômodo aparecer em uma foto com a testa brilhando, não é mesmo?! 

Você também pode pode experimentar toalhas absorventes que são medicados com ingredientes de limpeza conhecidos, como ácido salicílico ou ácido glicólico. Isso pode ajudar a remover o excesso de óleo ao longo do dia, enquanto limpa os poros e a pele.

5. Use uma máscara facial

Certas máscaras faciais podem ser benéficas para o tratamento de pele oleosa. Estes podem conter ingredientes como:

  • Argila – As máscaras de argila podem absorver óleos e reduzir o brilho da pele e os níveis de sebo sem irritar a pele. Use-a apenas ocasionalmente para impedir a pele secar e aplique um hidratante suave depois.
  • Mel – Um estudo de 2011 relata que o mel cru natural tem qualidades antibacterianas e anti-sépticas. Uma máscara facial de mel de 10 minutos pode reduzir a acne e a pele oleosa, mantendo a pele macia.
  • Aveia – Máscaras contendo aveia podem ajudar a limpar a pele. A aveia contém saponinas de limpeza, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem acalmar a pele irritada.

6. Aplique hidratantes

mulher aplicando hidratante para pele oleosa

Os hidratantes podem beneficiar a pele se forem usados ​​os corretos.

Enquanto muitas pessoas com pele oleosa evitam hidratantes, com medo de que sua pele pareça mais oleosa, usar os hidratantes certos pode beneficiar esse tipo de pele.

Para pessoas com pele muito oleosa, um hidratante sem óleo pode ajudar a manter a pele úmida e protegida, sem que ela se sinta oleosa.

O aloe vera, por exemplo, pode ser um bom hidratante para o tratamento de acne e pele oleosa.

Isso porque os cosméticos à base de aloe vera podem ter um efeito naturalmente calmante sobre a pele.  Mas fique de olho nas informações do cosmeticos, pois para ter esse feito um produto deve ter pelo menos 10% de aloe para ser um hidratante eficaz.

Além disso, algumas pessoas com pele oleosa optam por usar gel de aloe puro para hidratar, mas precisam estar cientes dos ingredientes ocultos, especialmente o álcool desnaturado, que pode secar e irritar a pele.

Prevenção dos problemas da pele oleosa 

Na maioria dos casos, a pele oleosa está ligada à genética, e por isso, pode ser um pouco difícil de prevenir. Além disso, a pele oleosa causada por alterações hormonais também é difícil de controlar.

Por isso, a melhor  maneira de prevenir o problema é encontrar uma rotina consistente de cuidados com a pele que funcione e cumpri-la.

Além disso, entendemos perfeitamente que quando a pele oleosa surge, pode ser tentador escondê-la com maquiagem. No entanto, certos produtos, principalmente produtos à base de óleo, podem piorar os sintomas ou entupir os poros.

Por isso, opte por maquiagem à base de água, elas podem ser uma opção melhor, pois não costumam obstruir os poros durante o dia. 

Além disso, muitas pessoas também dizem que sua dieta é o que impede sua pele de agir. Por isso, evitar alimentos gordurosos e gorduras trans, além de manter uma dieta equilibrada e cheia de alimentos integrais pode ser uma ótima forma de prevenir as acnes.

Apesar de todas essas dicas, é importante lembrar que cada pele é um mundo. Por isso, a melhor forma de descobrir o que pode ou não controlar a oleosidade da sua pele é testar as dicas acima e encontrar uma rotina que funcione para ela e cumpri-la.

Além disso, é importante lembrar que uma pessoa com acne grave e sintomas de pele oleosa deve consultar um dermatologista. Só assim é possível saber a melhor maneira de proteger a pele e evitar complicações sérias ou cicatrizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *